Como Comprar um Aparelho Auditivo
Se você pensa que precisa de um aparelho auditivo, deve começar com uma visita a um especialista em problemas relacionados com o ouvido, nariz e garganta, como um fonoaudiólogo. O especialista irá examinar você, para verificar se existe alguma causa subjacente que esteja a causar a sua perda de audição, como uma infecção ou acumulação de cera. Depois, o fonoaudiólogo irá realizar alguns testes numa cabine à prova de som, para ver como você reage a sons emitidos em diferentes frequências. Posteriormente, o fonoaudiólogo irá fazer uma impressão do ouvido, para se efectuar a produção do aparelho auditivo para si. Quando o aparelho estiver concluido, você irá voltar ao consultório do especialista para a montagem e programação do dispositivo. Você irá ainda aprender como limpar o aparelho, como ajustar o volume e a mudar as baterias.
O valor dos aparelhos auditivos pode variar significativamente. Alguns aparelhos auditivos grandes e analógicos podem custar algumas centenas de euros, enquanto outros mais pequenos e digitais podem ser substancialmente mais caros. O preço irá depender da sua escolha e do tipo de aparelho que quiser adquirir.
Apesar do preço ser naturalmente importante, existem outras questões a ter em linha de conta. Confiabilidade e adequação são cruciais quando a sua audição está em jogo. Lembre-se também que alguns preços incluem uma avaliação e exames. Se tiver os cuidados apropriados, os aparelhos auditivos devem durar de 5 a 7 anos. A maior parte dos problemas que causam o envio do aparelho para reparação são provocados por sujidade, cera e óleo da pele que bloqueia os microfones e receptores.