Como Escolher um Aparelho Auditivo

 

Existem vários tipos de aparelho auditivo. Por isso, qual é o aparelho mais indicado para si? É necessário saber como escolher um aparelho auditivo e o que ter em linha de conta, quando for comprar um dispositivo destes.

Talvez você já tenha pensado que necessita de um aparelho auditivo, mas está preocupado sobre como você irá parecer e se o aparelho realmente o irá ajudar. Saber mais informação sobre os aparelhos auditivos e sobre as opções disponíveis para si, pode resolver essas questões. Deste modo, o primeiro passo que você deve dar, é consultar um médico especialista em problemas de audição, como um fonoaudiólogo, de modos a obter uma avaliação e diagnóstico adequado do seu caso. Normalmente, é o seu especialista que faz um molde da sua orelha, de modos a que o futuro aparelho se adapte de forma adequada, e não só lhe ajuda a escolher um aparelho auditivo, como também ajuda-o a encontrar soluções com viabilidade financeira, isto é, que se enquadram no seu orçamento, pois os aparelhos auditivos são bastante dispendiosos..

 

Estilos dos Aparelhos Auditivos

 

Todos os aparelhos auditivos contêm as mesmas partes para transmitir o som de um determinado ambiente para o seu ouvido. Todavia, os aparelhos auditivos podem ter diversos estilos, os quais diferem em tamanho e na forma como são colocados no ouvido. Alguns aparelhos são pequenos o suficiente para caberem no seu canal auditivo, fazendo com que sejam praticamente invisíveis. Outros cabem parcialmente no seu canal auditivo. Geralmente, quanto mais pequeno for o dispositivo auditivo, menos poderoso também é, a bateria dura menos tempo e os custos sobem. 

 

Tipos Comuns de Aparelhos Auditivos

 

Os aparelhos auditivos, se quisermos, podemos dividir os mesmos em dois grupos, nomeadamente os aparelhos colocados atrás da orelha, os Retro-Auriculares, e os aparelhos colocados no canal auditivo, isto é, os Intra-Auriculares.

 

Retro-Auriculares

 

BTE – Este aparelho auditivo pode ajudar com todos os tipos de perda de audição, desde moderada até profunda. A parte electrónica fica numa pequena consola que é colocada atrás da orelha. Esta consola é ligada ao molde que fica no canal auditivo através de um pequeno tubo transparente. O som é enviado do molde para o ouvido. Estes aparelhos podem ser produzidos em diversas cores.

 

Mini – BTE – É um aparelho quase idêntico ao Retro-Auricular clássico, só que é mais pequeno e mais discreto, sendo quase invisível, apesar de colocado atrás da orelha. Devido ao seu tamanho, é um aparelho que não é tão poderoso, contudo, como o BTE clássico. Este dispositivo é apropriado para perdas de audição ligeiras a moderadamente severas.

 

Intra-Auriculares

 

CIC – Intra-Canal – Dispositivo muito discreto, que fica completamente alojado dentro do canal auditivo, sendo, deste modo, quase invisível. Este aparelho é apropriado para perda de audição leve a moderada e tem uma dimensão muito reduzida. O aparelho contém um botão, através do qual podem ser seleccionados vários programas, anteriormente concebidos, para se ajustarem às necessidades do seu usuário. Devido ao seu tamanho, pode ser mais difícil de ajustar e o seu preço é também mais elevado do que outros aparelhos auditivos maiores.

 

ITC – Canal – Este aparelho funciona somente em casos de perda de audição leve a moderada. É um dispositivo personalizado, para se adequar ao tamanho e forma do canal auditivo de uma pessoa. Embora seja um aparelho pouco visível, o seu pequeno tamanho faz com que os ajustamentos sejam um pouco complicados. Todavia, o dispositivo é ligeiramente maior do que o CIC, o que faz com que os ajustes sejam mais fáceis de efectuar neste, além de outras alterações, como a mudança de bateria (leva uma bateria maior, o que permite um tempo de vida maior também). Alguns aparelhos ITC podem vir com um controle remoto, para facilitar quaisquer eventuais mudanças na programação. Estes aparelhos estão equipados com dois microfones, o que proporciona uma melhor percepção do discurso em ambientes com ruído de fundo.

 

ITE – Meia Concha – Este dispositivo é ligeiramente maior do que o ITC e é concebido para se adequar à fisionomia do seu usuário, nomeadamente à concha externa do canal auditivo, onde o aparelho é colocado. Este aparelho, como é maior, funciona bem para pessoas com perda de audição leve a severa. Além disso, devido ao seu tamanho, o aparelho é dos mais visíveis, mas também contém uma bateria que dura mais tempo e pode ainda acomodar outras funcionalidades.

 

Aparelho para audição

Componentes Electrónicas

 

A componente electrónica dos aparelhos auditivos controla a forma como som é transferido do ambiente para o seu ouvido interno. Todos os aparelhos auditivos amplificam os sons, tornando os mesmos mais altos, para que o usuário os possa ouvir melhor. Atualmente, a maior parte dos fabricantes apenas produz aparelhos auditivos digitais, uma vez que os aparelhos analógicos estão a ser paulatinamente descontinuados.

Com a tecnologia digital, um chip de computador converte o som em código digital, depois analisa e ajusta o som baseado no grau de perda de audição do usuário, nas suas necessidades auditivas e no nível de sons em sua volta. Os sinais são depois convertidos de novo em ondas sonoras e enviadas para os seus ouvidos. O resultado é um som mais sintonizado com a sua perda de audição. Os aparelhos auditivos digitais estão disponíveis em vários estilos e com preços distintos.

 

Opções a Ter em Consideração

 

Algumas opções dos aparelhos auditivos melhoram substancialmente a sua capacidade de audição em situações específicas. Vejamos abaixo algumas dessas opções:

 

Microfones Direcionais - Estes microfones estão alinhados no aparelho auditivo para proporcionar uma melhor captação de sons vindos da frente do usuário com alguma redução de sons vindos de trás ou ao lado do mesmo. Esta tecnologia melhora a sua capacidade de ouvir quando o usuário está num ambiente com muito ruído de fundo.

Adaptadores de Telefone - Esta tecnologia faz com que seja mais fácil ouvir, quando se fala ao telefone. Estes adaptadores permitem eliminar os sons do seu ambiente e apenas recolhem os sons provenientes do telefone. Alguns aparelhos auditivos mudam automaticamente, quando o telefone é levantado para o aparelho, enquanto outros requerem que se toque num botão. Tenha em linha de conta que esta tecnologia apenas funciona com telefones compatíveis com os aparelhos auditivos, o que não acontece com a maioria dos telefones móveis.

Tecnologia Bluetooth - Os novos aparelhos auditivos podem transmitir sons de dispositivos Bluetooth, tais como telefones móveis. Estes aparelhos auditivos requerem uma interface que, de forma remota (sem fios), apanha o sinal Bluetooth de outros dispositivos compatíveis e transmite o sinal para o aparelho auditivo. Você não necessita de aguentar o telefone no seu ouvido ou aparelho auditivo para ouvir os sons.

Controles Remotos - Alguns aparelhos auditivos usam um controle remoto, para efectuar ajustamentos em termos de volume ou outras alterações sem tocar no aparelho de audição. O controle remoto também faz outros ajustamentos, como a activação do microfone direcional ou aumento da redução de ruído.

 

Quando escolher o seu aparelho auditivo e antes de o comprar, informe-se sobre um potencial período à experiência, bem como sobre a garantia do dispositivo e plano de pagamentos para o mesmo, de modos a fazer uma compra segura e consciente de todas as vantagens que terá ao seu dispôr. 

Os aparelhos auditivos não restauram a audição ao seu normal, mas melhoram substancialmente a mesma. Apesar de poder parecer estranho a princípio, ao longo do tempo, você provavelmente irá ajustar-se ao aparelho e usufruir da sua capacidade melhorada para ouvir e comunicar numa variedade de situações. Através do uso regular e manutenção do seu aparelho auditivo, você começará a obter melhorias significativas na sua qualidade de vida.