Como Funciona o Aparelho Auditivo
Os aparelhos auditivos recolhem o som que está a entrar no ouvido, processam o mesmo para coincidir com a perda de audição e, depois, libertam o sinal de novo para ouvido. Tudo isto sempre feito de forma instantânea.
A Tecnologia do Aparelho Auditivo
Os aparelhos auditivos estão disponíveis em dois tipos de tecnologia, nomeadamente a analógica e a digital.
Aparelhos Auditivos Analógicos - Atualmente, são pouco usados, mas são aparelhos que pegam no som, traduzem o mesmo num sinal eléctrico, amplificam-o e, depois, enviam-o de novo para o ouvido.
Alguns aparelhos analógicos podem detectar se os sons são altos ou baixos e, consequentemente, se necessitam de ser amplificados ou não. Isto significa que vão reconhecer que sons altos, como o som do trânsito, não necessitam de mais amplificação. Contudo, isso não se verifica com todos os aparelhos analógicos, o que é uma das razões para a predominância atual dos aparelhos digitais.
Aparelhos Auditivos Digitais - Este aparelho é muito mais avançado que o analógico. Ele contém um chip que integra milhões de componentes eléctricas que processam de forma contínua o som, convertem o mesmo num som mais claro e audível e, depois, libertam o som num nível e volume adequado para o ouvido. A sua sofisticação permite distinguir os sons que necessitam de ser amplificados e os sons ou ruídos indesejáveis, que precisam de ser reduzidos. Esta diferenciação permite aos seus utilizadores distinguir mais facilmente todos os discursos e sons similares.
Como são muito mais avançados, os aparelhos auditivos digitais podem ser adaptados para funcionar com o grau específico de perda de audição de um determinado indivíduo e com as necessidades relativas ao seu estilo de vida.
Estes aparelhos têm programas que podem ser usados em diferentes situações, como conversações calmas, concertos ou em festas, onde o ruído de fundo é elevado.
Os aparelhos auditivos digitais mais sofisticados permitem ainda que o seu utilizador veja televisão, enquanto mantém uma conversa, localize a proveniência de um som, elimine quaisquer assobios e feedback durante uma conversa telefónica, entre outras funcionalidades, que não encontramos no aparelho analógico.
As Partes de um Aparelho Auditivo
Existem diferentes tipos de aparelho auditivo, mas todos têm as cinco componentes básicas. Vejamos abaixo quais são.
- O microfone na parte exterior do aparelho auditivo recolhe o som do ar à maneira que entra no ouvido e converte as ondas sonoras em sinais digitais
- O amplificador amplifica os sinais digitais
- O altifalante converte os sinais digitais em vibrações que depois passam pelo ouvido interno em direcção ao cérebro
- Uma pequena bateria/pilha fornece energia ao aparelho auditivo
- Um microchip ajuda a sintonizar e a personalizar o seu aparelho auditivo para corresponder às suas necessidades individuais