O que É um Aparelho Auditivo

 

O aparelho auditivo é um dispositivo que amplifica o som concebido para ajudar pessoas que sofrem de problemas relacionados com a audição. A maior parte dos aparelhos auditivos partilham várias componentes electrónicas, incluindo um microfone que recolhe o som, um amplificador que aumenta o volume do som, um pequeno microfone (receptor) que envia o som amplificado para o canal auditivo e baterias que fornecem a energia às partes electrónicas. Geralmente, os aparelhos auditivos diferenciam-se por:

 

  • Design
  • Tecnologia usada para amplificar o som
  • Características especiais

 

A escolha do aparelho auditivo é, normalmente, baseada em aspectos como o tipo de dispositivo, a dimensão da perda auditiva, necessidades auditivas e estilo de vida. 

 

Quais São os Tipos de Aparelhos Auditivos?

 

Se quisermos, podemos distinguir essencialmente três tipos de aparelhos, nomeadamente:

 

Aparelhos colocados por trás da orelha - A maior parte dos componentes estão inseridos numa pequena consola de plástico que é colocada por trás da orelha. A consola de plástico é ligada ao dispositivo que é colocado no ouvido por um pequeno pedaço de tubo transparente. Este tipo de aparelho é muito adoptado por crianças, porque pode acomodar vários moldes de orelhas, os quais necessitam de ser substituídos à maneira que a criança cresce. Além disso, este tipo de aparelhos é também resistente, fácil de limpar e de manusear.

 

Aparelhos colocados dentro da orelha - Todas as partes do dispositivo auditivo estão contidas dentro de uma concha que preenche a parte externa da orelha. Estes aparelhos são maiores que os aparelhos que se colocam no canal auditivo e, para algumas pessoas, podem ser mais fáceis de manusear do que outros aparelhos mais pequenos.

 

Aparelhos colocados no canal auditivo - Estes aparelhos auditivos sob a forma de pequenas consolas que preenchem de forma parcial ou total o canal auditivo são os mais pequenos aparelhos auditivos que estão atualmente disponíveis. Além disso, facultam algumas vantagens ao nível da audição e ao nível estético. Todavia, devido à sua reduzida dimensão, a pessoa pode ter alguma dificuldade em manusear e em ajustar o aparelho.

 

 

Qual É a Diferença entre um Aparelho Auditivo Analógico e um Digital?

 

Aparelhos Auditivos Analógicos - Estes aparelhos tornam mais altas as ondas sonoras e de forma contínua. Essencialmente, este tipo de aparelhos amplifica todos os sons, tanto o discurso como o ruído, da mesma forma. Alguns aparelhos analógicos são programáveis e têm um chip que permite que os aparelhos tenham diferentes características para vários tipos de ambiente, desde um local calmo, como uma biblioteca, até a um mais barulhento, como um restaurante. Este tipo de aparelhos têm vindo a ser menos utilizados, devido ao surgimento dos aparelhos auditivos digitais.

 

Aparelhos Auditivos Digitais - Têm todas as características dos aparelhos auditivos analógicos, mas convertem as ondas sonoras em sinais digitais e produzem uma duplicação exacta do som. Os chips de computador nos aparelhos auditivos digitais analisam o discurso e outros sons do ambiente. Os dispositivos digitais permitem que haja lugar a um processamento de som mais complexo, durante o processo de amplificação, o qual pode melhorar substancialmente a performance do aparelho em certas situações, como o ruído de fundo. Estes aparelhos também permitem uma maior flexibilidade em termos de programação, o que faz com que o som que transmitem possa reflectir as necessidades de um determinado padrão de perda de audição. Atualmente, este é o aparelho auditivo mais utilizado, em detrimento do analógico.

 

Independentemente do tipo de aparelho auditivo que escolher, é necessário ter em linha de conta que nenhum aparelho auditivo disponível, actualmente, restaura completamente a audição da pessoa. Contudo, é certo, que o aparelho auditivo, além de apresentar diversas vantagens, aumenta exponencialmente a qualidade de vida da pessoa que o utilizar.