Tipos de Aparelho Auditivo
No que concerne aos tipos de aparelhos auditivos, podemos dividos os mesmos em dois grandes grupos, nomeadamente: os Retro-Auriculares, isto é, os aparelhos que são colocados atrás da orelha; e os Intra-Auriculares, que são os aparelhos colocados dentro ou no canal auditivo. Vejamos abaixo mais informações sobre os tipos de aparelhos de cada grupo supracitado.
Retro-Auriculares
BTE – Este aparelho auditivo pode ajudar com todos os tipos de perda de audição, desde moderada até profunda. A parte electrónica fica numa pequena consola que é colocada atrás da orelha. Esta consola é ligada ao molde que fica no canal auditivo através de um pequeno tubo transparente. O som é enviado do molde para o ouvido. Estes aparelhos podem ser produzidos em diversas cores.
Mini – BTE – É um aparelho quase idêntico ao Retro-Auricular clássico, só que é mais pequeno e mais discreto, sendo quase invisível, apesar de colocado atrás da orelha. Devido ao seu tamanho, é um aparelho que não é tão poderoso, contudo, como o BTE clássico. Este dispositivo é apropriado para perdas de audição ligeiras a moderadamente severas.
Vários tipos de aparelhos auditivos
Intra-Auriculares
CIC – Intra-Canal – Dispositivo muito discreto, que fica completamente alojado dentro do canal auditivo, sendo, deste modo, quase invisível. Este aparelho é apropriado para perda de audição leve a moderada e tem uma dimensão muito reduzida. O aparelho contém um botão, através do qual podem ser seleccionados vários programas, anteriormente concebidos, para se ajustarem às necessidades do seu usuário. Devido ao seu tamanho, pode ser mais difícil de ajustar e o seu preço é também mais elevado do que outros aparelhos auditivos maiores.
ITC – Canal – Este aparelho funciona somente em casos de perda de audição leve a moderada. É um dispositivo personalizado, para se adequar ao tamanho e forma do canal auditivo de uma pessoa. Embora seja um aparelho pouco visível, o seu pequeno tamanho faz com que os ajustamentos sejam um pouco complicados. Todavia, o dispositivo é ligeiramente maior do que o CIC, o que faz com que os ajustes sejam mais fáceis de efectuar neste, além de outras alterações, como a mudança de bateria (leva uma bateria maior, o que permite um tempo de vida maior também). Alguns aparelhos ITC podem vir com um controle remoto, para facilitar quaisquer eventuais mudanças na programação. Estes aparelhos estão equipados com dois microfones, o que proporciona uma melhor percepção do discurso em ambientes com ruído de fundo.
ITE – Meia Concha – Este dispositivo é ligeiramente maior do que o ITC e é concebido para se adequar à fisionomia do seu usuário, nomeadamente à concha externa do canal auditivo, onde o aparelho é colocado. Este aparelho, como é maior, funciona bem para pessoas com perda de audição leve a severa. Além disso, devido ao seu tamanho, o aparelho é dos mais visíveis, mas também contém uma bateria que dura mais tempo e pode ainda acomodar outras funcionalidades.