Aparelho Auditivo Digital

 
 

Atualmente, o aparelho auditivo digital é muito discreto e pequeno, o que faz com que seja uma melhoria substancial em relação ao aparelho analógico. Os dispositivos digitais contêm um microchip, isto é, um computador minúsculo, que ajuda a sintonizar e a personalizar o seu aparelho, para que este vá de encontro às suas necessidades.

Isto significa que, quando usar um aparelho auditivo digital, você pode ter uma conversa num ambiente com ruído ou com vento, sem que estas condições afectem a sua qualidade de som, nomeadamente sem ouvir o alto barulho de fundo. 

A tecnologia digital permite que os aparelhos auditivos sejam bem mais pequenos e menos visíveis que os analógicos. Você pode escolher entre várias cores e designs, de modos a que coincidam com o seu tom de pele ou cor do cabelo. Alguns aparelhos auditivos são tão pequenos, que você praticamente nem os vê no ouvido.

Além disso, você não ouve assobios, sons recorrentes quando se utiliza os aparelhos. Os aparelhos auditivos são normalmente programados para que você possa:

 

  • Ouvir um discurso num ambiente ruidoso
  • Ajustar automaticamente o volume, dependendo do sítio onde você está
  • Usar os mesmos em diferentes situações, desde ouvir música no seu quarto até a jogar ténis num court

 

Estes aparelhos digitais são bem mais avançados que os analógicos. Eles contêm um chip que tem a capacidade de integrar milhões de componentes eléctricas, o que permite processar de forma contínua o som e converter o mesmo num som mais claro e audível, o qual é posteriormente libertado e enviado com o nível adequado para o ouvido. A sofisticação destes dispositivos permite distinguir entre os sons que necessitam de ser amplificados dos sons indesejados, que necessitam de ser reduzidos. Esta diferenciação permite que os seus usuários possam distinguir sons de discurso similares de uma forma mais clara.

Como são mais avançados, os aparelhos auditivos digitais podem ser adaptados para trabalhar com o grau de perda de audição de uma determinada pessoa, bem como com as necessidades associadas ao seu estilo de vida. Os aparelhos têm vários programas, que podem ser usados em diferentes situações, como conversas calmas, concertos ou festas, onde existe muito barulho de fundo. Os aparelhos auditivos digitais mais sofisticados permitem: que o seu usuário possa ainda ver televisão, enquanto mantém uma conversa; consiga determinar a proveniência dos sons; elimine potenciais assobios e feedback durante a utilização do telefone, etc.

Em suma, actualmente, estes dispositivos são os aparelhos auditivos que deve escolher, caso esteja a ponderar recorrer a um aparelho dispositivo. Contudo, consulte sempre um médico especialista, antes de efectuar qualquer compra.